Trânsito em Mato Grosso fica quase três vezes mais letal, aponta Detran

Entre as principais causas citadas no documento, o Detran aponta a alta velocidade e a desatenção dos condutores como os comportamentos mais letais nas estradas e vias mato-grossenses.

Fonte: CENÁRIOMT

Trânsito em Mato Grosso fica quase três vezes mais letal, aponta Detran

As vias de Mato Grosso estão se tornando cada vez mais perigosas. Embora o número total de acidentes de trânsito tenha se estabilizado nos últimos anos, o risco de morte em cada colisão quase triplicou em apenas quatro anos.

Segundo o Anuário Estatístico de Trânsito 2025, divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a taxa de acidentes fatais no estado saltou de 5,92% em 2021 para 14,10% em 2024.

[Continua depois da Publicidade]

Esse aumento no percentual de fatalidade sugere uma maior ocorrência de colisões de alto impacto ou que atingem as categorias mais vulneráveis no trânsito.

Crescimento das mortes, estabilidade nos acidentes

O anuário, que analisa o período de 2020 a 2024, revela uma contradição: 2021 registrou o maior volume total de sinistros (9.689) e a menor taxa de fatalidade (5,92%).

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, o número absoluto de casos fatais cresceu de 574 em 2021 para 1.001 em 2024. Com 7.101 sinistros registrados no ano passado, o percentual de acidentes com vítimas fatais atingiu o pico de 14,10%.

Entre as principais causas citadas no documento, o Detran aponta a alta velocidade e a desatenção dos condutores como os comportamentos mais letais nas estradas e vias mato-grossenses. O órgão também ressalta a imprudência de todos os usuários – pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Perfil dos envolvidos

A análise por perfil mostra que:

  • Gênero: Homens estão envolvidos na maioria dos acidentes (entre 66% e 68% do total). A taxa de fatalidade entre eles também cresceu de forma acentuada, passando de 8,8% em 2021 para 17,00% em 2024.
  • Faixa Etária: O grupo de 35 a 64 anos representa a maior parcela dos acidentes, crescendo de 36,1% em 2020 para 43,1% em 2024.

O Detran destaca que os dados, que incluem informações sobre frotas (mais de 2,7 milhões de veículos no estado) e fiscalização de condutores alcoolizados, servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas de segurança viária mais eficazes nos 142 municípios de Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]