Sinop promove Simpósio de Prevenção ao HIV com foco em capacitação e diagnóstico precoce

Fonte: CENÁRIOMT

A Prefeitura de Sinop, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizou ontem (1º) o 1º Simpósio de Prevenção ao HIV. O evento, que abre as ações do Dezembro Vermelho, reuniu profissionais de saúde de Sinop e de toda a região Norte de Mato Grosso.

O simpósio, realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), serviu como um centro de debate para combater o preconceito, fomentar o acesso e capacitar profissionais que atuam na linha de frente do combate à infecção.

[Continua depois da Publicidade]

O médico e coordenador do SAE, Walter Steves, ressaltou a urgência do debate, citando que o Brasil aumentou em mais de 161% os casos de HIV nos últimos dez anos, e a região de Sinop acompanha essa tendência. “É preciso, sim, que a gente fale sobre isso, que capacite profissionais e que atenda todos os usuários da rede SUS”, comentou.

O professor da UFMT e palestrante, enfermeiro Cezar Flores, destacou que o legado do simpósio é justamente a ampliação do conhecimento para diminuir o preconceito. Ele reforçou que o HIV, embora seja uma doença crônica e séria, é extremamente tratável quando diagnosticada precocemente, permitindo que o paciente viva uma vida normal com o uso de antirretrovirais.

[Continua depois da Publicidade]

O palestrante também abordou a importância do autoteste como uma ferramenta de diagnóstico precoce que garante sigilo. De acordo com a Unaids, 9% da população brasileira vivendo com HIV não sabe que é portadora do vírus. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico para que essas pessoas iniciem o tratamento e interrompam o ciclo de transmissão.

Em Sinop, o SAE é o ponto de referência para tratamento, contando com uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais) para acolher e evitar a descontinuidade do tratamento. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam testes rápidos de ISTs diariamente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]