Conforme divulgado pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetre), estão abertas as inscrições para a corrida de combate ao trabalho escravo, marcada para 22 de fevereiro, em Cuiabá, com largada às 6h30 no entorno do Parque Tia Nair.
Contexto e objetivos
A reportagem confirmou que a iniciativa é promovida com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e integra o calendário anual de ações de enfrentamento ao trabalho em condições análogas à escravidão em Mato Grosso. Segundo nota oficial, o evento busca sensibilizar a população para a importância da denúncia e prevenção desse tipo de violação.
A prova terá percurso de 5 km e duração máxima de 1h30. Ao todo, foram disponibilizadas 1.500 vagas para atletas a partir de 14 anos. Conforme regras publicadas no regulamento oficial, corredores acima de 60 anos têm direito a 50% de desconto.
Inscrições e regras
- Inscrições no site oficial: documento disponível em www.morro-mt.com.br
- Taxa: R$ 50
- Prazo: até 10 de fevereiro ou enquanto houver vagas
Conforme apurado, a corrida de combate ao trabalho escravo integra campanhas que reforçam o cumprimento da legislação trabalhista brasileira, especialmente o artigo 149 do Código Penal, que define e criminaliza condições análogas à escravidão.
Por que a iniciativa importa
Dados do Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho mostram que fiscalizações em todo o país seguem identificando trabalhadores submetidos a jornadas exaustivas, servidão por dívida e condições degradantes. A Coetre afirma que ações de conscientização pública ampliam o alcance das políticas de prevenção e denúncia.
Reportagem baseada em Coetre e Sesp.
Quer receber atualizações sobre eventos públicos e ações de prevenção a violações trabalhistas? Acompanhe nossos conteúdos.




















