A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em Mato Grosso, lançou nesta sexta-feira (28) o edital de licitação para contratar a construção de um túnel em via dupla, com pista de concreto e acostamento, na região do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O valor estimado para a execução da passagem subterrânea, que terá 170 metros de extensão, é de R$ 54,8 milhões, um aumento significativo em relação à proposta inicial de retaludamento.
Segundo o edital, o prazo de execução da obra é de 420 dias, com a conclusão dos trabalhos prevista para 2027. A mudança da solução de engenharia, de retaludamento para a construção de um túnel, foi motivada por uma convergência de fatores técnicos, sociais, econômicos e ambientais, após sondagens mostrarem que a geologia da região não suportaria as intervenções a céu aberto iniciadas anteriormente.
A Sinfra justifica que o túnel se mostrou a alternativa mais vantajosa para solucionar os problemas no Portão do Inferno, que há décadas registra movimentos de massa e risco de colapso do maciço rochoso. Entre as vantagens, a solução oferece segurança permanente, menor impacto ambiental e paisagístico – pois não exige grandes cortes que descaracterizariam a paisagem do Parque Nacional – e menor custo de manutenção no longo prazo.
Do ponto de vista operacional, a Sinfra destacou que a nova solução foi pensada para assegurar o fluxo viário contínuo e o tráfego regular entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães durante todas as fases de execução da obra, algo crucial por se tratar da principal rota de acesso ao complexo turístico da região. A abertura da licitação está marcada para o dia 9 de março de 2026 e a empresa vencedora será responsável tanto por elaborar os projetos básicos e executivos quanto por executar a obra.






















