Inflação do aluguel registra primeiro recuo em 12 meses

O índice que mede a inflação dos aluguéis, o IGP-M, ficou negativo no acumulado anual, indicando o primeiro recuo desde maio de 2024.

Fonte: CenárioMT

Inflação do aluguel registra primeiro recuo em 12 meses
Inflação do aluguel registra primeiro recuo em 12 meses - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A inflação do aluguel caiu 0,11% no acumulado de 12 meses, marcando o primeiro recuo desde maio de 2024, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou 0,27% em novembro, após a queda de 0,36% em outubro.

Composição do índice

O IGP-M é calculado a partir de três componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com peso de 60%, que reflete a inflação no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com 30% de participação; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Matheus Dias, economista do Ibre, explica que a deflação anual se deve principalmente à queda de 2,06% nos preços no atacado.

[Continua depois da Publicidade]

“Em boa parte de 2025 prevaleceram quedas expressivas de preços, tanto de produtos industriais quanto agropecuários.”

O IPC subiu 3,95%, enquanto o INCC avançou 6,41%.

Impacto nos aluguéis

Apesar de ser chamado de inflação do aluguel, o IGP-M negativo não garante redução imediata nos valores dos contratos, já que alguns reajustes consideram apenas variações positivas do índice. O indicador também é usado para reajustar tarifas públicas e serviços essenciais.

[Continua depois da Publicidade]

Levantamento da FGV

A coleta de preços foi realizada em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, abrangendo o período de 21 de outubro a 20 de novembro. O recuo anual reflete a comparação com novembro de 2024, quando a inflação do aluguel havia subido 1,30%.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.