Novembro Azul entra na reta final em Lucas do Rio Verde com reforço nos cuidados integrais à saúde do homem

Unidades seguem abertas com serviços de prevenção, testes, vacinação e acompanhamento de diabetes, hipertensão e saúde mental

Fonte: CenarioMT

Unidades seguem abertas com serviços de prevenção, testes, vacinação e acompanhamento de diabetes, hipertensão e saúde mental
Segundo a Secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, muitos homens ainda negligenciam cuidados essenciais. Foto: CenarioMT

A Campanha Novembro Azul entra nos últimos dias em Lucas do Rio Verde, e a Secretaria Municipal de Saúde reforça que as unidades continuam de portas abertas para atender a população masculina. A secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura, alerta que a saúde do homem vai muito além da prevenção ao câncer de próstata — tema mais lembrado durante o mês.

Segundo Fernanda, muitos homens ainda negligenciam cuidados essenciais, como o controle da diabetes, do colesterol alto e da hipertensão. Ela destaca que até as referências de normalidade mudaram: “A hipertensão arterial mudou as regras. O 12 por 8 já não é mais considerado normal. É fundamental que os homens procurem as unidades para avaliação”, explica.

[Continua depois da Publicidade]

As UBS oferecem testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, vacinação atualizada para adultos e acompanhamento para doenças crônicas. A secretária chama atenção para o fato de que muitos homens ainda se esquecem de se vacinar, mesmo havendo imunizantes importantes para a vida adulta.

Outro ponto destacado é a saúde mental. Fernanda lembra que ainda existe resistência entre os homens em expressar sentimentos ou buscar ajuda psicológica. “Isso afeta não só o indivíduo, mas toda a família. Nossas equipes estão preparadas e disponíveis para acolher”, reforça.

[Continua depois da Publicidade]

Ela enfatiza que, mesmo após novembro, todos os serviços continuam sendo ofertados normalmente. Em dezembro, por exemplo, entra em destaque o Dezembro Vermelho, dedicado à prevenção do HIV e outras ISTs. “As campanhas destacam temas, mas o atendimento permanece o ano inteiro. Cada um precisa reservar um ou dois dias do ano para cuidar de si. Quando estamos bem, fazemos bem a quem está ao nosso redor”, pontua.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-joao
Repórter e editor do CenárioMT, atua na cobertura da região norte de Mato Grosso e trabalha com jornalismo online desde 2008. DRT: 0001686-MT. Sugestão de pauta? Manda no [email protected] .