Preço interno do algodão se mantém firme; exportações estão intensas

Fonte: Assessoria

Vendedores brasileiros de algodão consultados pelo Cepea  (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, estão focados no cumprimento de contratos, se mantendo afastados do mercado spot nacional. Essa retração vendedora e a maior paridade de exportação têm dado suporte aos preços internos do algodão em pluma.

Do lado da demanda, agentes de indústrias consultadas pelo Cepea mostram maior interesse por lotes de qualidade superior, mas as compras são realizadas apenas quando há necessidade. Segundo pesquisadores do Cepea, enquanto o ritmo de negócios envolvendo algodão em pluma segue lento no mercado spot nacional, os embarques da commodity para o exterior estão intensas.

[Continua depois da Publicidade]

O volume escoado pelo Brasil nesta parcial de novembro já soma 323,1 mil toneladas, superando em 7,9% a quantidade exportada em todo mês de novembro do ano passado e sendo quase 10% acima do volume embarcado em outubro/25, conforme apontam dados da Secex. Se seguirem neste ritmo, os embarques podem atingir o maior volume mensal deste ano, superando 438 mil toneladas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .