Belém, Ananindeua e Marituba fazem o Enem no domingo (30)

Fonte: CenárioMT

No próximo domingo, 30 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 para os inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Os participantes podem conferir seus locais de prova por meio do Cartão de Confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante .

A aplicação ocorrerá em data diferenciada nos três municípios em decorrência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30). No primeiro dia de exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de redação. Já no segundo dia de aplicação, que ocorre em 7 de dezembro, os participantes resolverão questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.

[Continua depois da Publicidade]

O estado do Pará teve mais de 289 mil inscrições confirmadas, das quais cerca de 34 mil são de participantes autodeclarados pretos e 2 mil de indígenas. Mais de 63 mil inscritos do estado são concluintes do ensino médio público. Os dados são do Painel do Enem , disponibilizado no portal do Inep.

Provas – As provas aplicadas aos participantes dos três municípios do Pará serão diferentes das aplicações que ocorreram nos dias 9 e 16 de novembro. O Enem, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), garante a comparabilidade entre as provas, reforçando a equidade e a isonomia entre os participantes. A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que determina a probabilidade de acerto a uma questão em relação ao nível de conhecimento próprio do participante e às características (parâmetros) de cada item. Além disso, em Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem contará com um novo tema de redação, diferente da aplicação regular, mas com a mesma matriz de correção, o que assegura a equivalência entre as notas do exame.

[Continua depois da Publicidade]

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
logo1024x1024-
Há 15 anos, o CenárioMT é uma das principais referências em jornalismo regional, levando informação precisa e atualizada aos leitores de Mato Grosso. Para enviar sugestões, opiniões, reclamações ou pautas, utilize o e-mail: [email protected]