A Prefeitura de Tapurah, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu na Câmara Municipal o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. A iniciativa contou com o apoio das secretarias de Saúde e Educação, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA), reunindo representantes do poder público, sociedade civil, profissionais das áreas sociais, famílias e, principalmente, adolescentes do município.
O Fórum é uma das etapas obrigatórias do processo de certificação do Selo UNICEF e tem papel estratégico na escuta e diagnóstico coletivo da realidade das crianças e adolescentes de Tapurah. A partir desse encontro, será elaborado o Plano Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que norteará políticas públicas até 2028.
Durante o evento, o presidente do CMDCA, Thiago Biachini, destacou a importância do momento como ferramenta de escuta ativa da população. “Esse evento é uma etapa importante dentro do nosso projeto de obtenção do Selo UNICEF. Ele cria um espaço para que a comunidade, crianças, adolescentes, familiares e professores possam dizer: ‘Queremos essas ações e essas estratégias para a infância e juventude’”, afirmou.
Representando o NUCA, o jovem Marcos Roque reforçou o protagonismo juvenil na construção de políticas públicas. “Esse é o momento de debater sobre as causas de Tapurah. O objetivo do NUCA é dar voz aos adolescentes. A participação dos jovens é fundamental para o município, para que eles entendam e se envolvam nas decisões que impactam sua vida”, pontuou.
O prefeito Álvaro Galvan prestigiou o evento e parabenizou os secretários municipais pela articulação intersetorial entre saúde, assistência social e educação. Ele também reconheceu o engajamento dos adolescentes que integram o NUCA. “Esses jovens estão trazendo ideias que vão nos ajudar a melhorar a qualidade de vida da nova geração. Somos um município próspero e temos a obrigação de construir, juntos, um futuro melhor. Por isso, convido toda a sociedade a participar desse processo”, declarou.
Com ampla participação popular, o Fórum consolida o compromisso de Tapurah com a proteção e valorização da infância e adolescência. A partir das discussões levantadas, o município seguirá na construção coletiva de estratégias que garantam mais inclusão, oportunidades e cidadania para crianças e adolescentes.























