Defesa Civil de Sinop busca ação conjunta com Estado para conter impactos no período chuvoso

O alinhamento consiste num estudo, planejamento e ações que minimizem os impactos à população ligados à alagamentos

Fonte: CENÁRIOMT

Defesa Civil de Sinop busca ação conjunta com Estado para conter impactos no período chuvoso

A Prefeitura de Sinop, por meio da Defesa Civil Municipal, prepara uma ação conjunta com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso para desenvolvimento de estudos e trabalhos que contenham os impactos causados pelas chuvas no perímetro urbano, como alagamentos em bairros e região central. A conversa foi liderada pelo coordenador do órgão em Sinop, Pedro Contini.

O encontro aconteceu ontem (24), na capital Cuiabá, entre Contini e coronel Marcelo Reveles – secretário adjunto do órgão estadual -, motivado pelo alagamento ocorrido no último sábado, dia 22, em Sinop, após forte chuva. Segundo o Instituto de Metereologia Clima Tempo, 93 milímetros de chuva caíram no município em um período de no máximo quatro horas ininterruptas – o que equivale a 93 litros de água por metro quadro. O volume representa 38% do esperado para o mês todo de novembro (248mm). Apesar de tudo, cerca de uma hora depois de cessar a precipitação, já foi possível observar a dissipação dos alagamentos em vários pontos.

[Continua depois da Publicidade]

Contini destaca que alagamentos em Sinop é histórico e não é exclusivo do município. Esse problema está relacionado, principalmente, ao desenvolvimento urbano (impermeabilização do solo) e à baixa taxa de declive do terreno (menos de 10%).

“Estamos aqui com o coronel Reveles, que nos recebeu. Ele é o secretário adjunto de Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, e viemos buscar apoio e orientações, cumprindo o nosso papel institucional, a pedido do nosso prefeito Roberto Dorner. O objetivo é que a gente possa evitar, prevenir e minimizar o tanto quanto mais for possível. Agradeço ao coronel pelas orientações, ajuda e o apoio institucional”, disse ele.

[Continua depois da Publicidade]

O intuito, segundo Contini, é que, ao menos, as ações desenvolvidas em conjunto com o Estado minimizem o impacto à população. “Mas que, se não tiver como evitar, que possa ser acompanhado, minimizado, estudado, e assim buscarmos soluções que beneficiem toda população, tornando a vida dos munícipes sempre melhor”, completou.

Coronel Reveles se comprometeu vir a Sinop com uma equipe para ajudar a levantar o caso e construir um plano de trabalho, junto ao município, para reduzir os problemas apresentados.

“A Defesa Civil do Estado está de portas abertas e pronta a ajudar. Parabéns pelo seu trabalho [se referindo à Contini]. Nós acompanhamos o que aconteceu no sábado [22 de novembro], vimos uma resposta imediata de vocês e estamos já, prontos a atender a sua solicitação. Faremos aqui um planejamento para que, no máximo, na próxima semana estejamos lá em Sinop e o auxiliemos a fazer um trabalho – que já vem sendo feito – que é um trabalho de excelência”, avaliou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]