O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso nesta terça-feira (25) pela Polícia Civil, acusado de envolvimento com a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).
Segundo a investigação, Aleixo, terceiro mais votado nas eleições municipais de 2024, teria oferecido suporte logístico e operacional à facção em troca de vantagens financeiras e eleitorais. Ele foi indiciado.
Áudios e mensagens indicam que o parlamentar forneceu material e assistência para a construção de barricadas no bairro Vilar dos Telles, barreiras físicas criadas para dificultar o acesso da polícia e de moradores em áreas dominadas pelo tráfico.
As autoridades também apontam que Ernane Aleixo negociava nomeações políticas em troca de apoio.
Até pouco antes das 10h, cinco pessoas foram detidas na Operação Muro de Favores, incluindo o irmão de um traficante. A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro.
As comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo, eram especialmente afetadas pela articulação criminosa.
Série de crimes
A Polícia informou que a facção atua em tráfico de drogas, homicídios, extorsão qualificada e lavagem de dinheiro. O núcleo investigado era liderado por um homem identificado como braço-direito do líder do TCP na região.
“Elementos da investigação confirmam que ele confessou ter matado três vítimas, incluindo uma mulher, durante confronto com a facção rival em novembro de 2023”
A Agência Brasil tentou contato com o vereador e a Câmara Municipal de São João de Meriti, sem retorno até a conclusão da reportagem.
Segundo o site oficial da Câmara, Aleixo é descrito como um homem íntegro, honesto e cumpridor de seus deveres. Ele está no quinto mandato em um município de quase 441 mil habitantes.
Barricadas
A Operação Muro de Favores faz parte da iniciativa Barricada Zero, que busca remover barreiras em favelas do Grande Rio. Mais de 13 mil barricadas foram identificadas.
Desde segunda-feira (24), 593 toneladas de barricadas, incluindo concreto, pedras, entulho, pneus e madeira, foram retiradas, equivalendo a cerca de 24 caminhões cheios.
A ação continua em cinco regiões: Cidade de Deus (Rio de Janeiro), São Simão e Dom Bosco (Queimados), Mangueirinha (Duque de Caxias), Grão Pará (Nova Iguaçu) e Jardim Catarina (São Gonçalo), com apoio das prefeituras para limpeza e ordenamento viário.


















