A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) passou a sediar o escritório regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (24), em Cuiabá, e marca a oferta, dentro da Famato, de serviços de promoção comercial, internacionalização e atração de investimentos ao produtor e à agroindústria do estado.
A solenidade foi realizada no Cenarium Rural e reuniu mais de 50 adidos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para rodadas de negócios com produtores e cooperativas. No ato, foram assinados convênios que somam R$ 42,6 milhões para cadeias estratégicas como algodão, etanol de milho e feijões/pulses, com foco em promoção internacional e inteligência de mercado.
O novo escritório funciona na sede da Famato, no espaço do AgriHub, no Centro Político-Administrativo, facilitando o acesso a estudos de mercado, capacitações e missões comerciais. Conforme a ApexBrasil, a unidade começa a atender a partir de janeiro, aproximando pequenos e médios das oportunidades globais.
“O escritório da ApexBrasil dentro da Famato é um ganho direto para quem produz. Vai preparar empresas e produtos para disputar o mercado internacional, com orientação técnica e portas abertas a novos compradores”, afirmou Vilmondes Tomain, presidente do Sistema Famato. “Exportar requer método. Ter gente para ensinar é como voltar ao banco da escola: o produtor aprende, aplica e colhe resultado.”
Para Luis Renato de Alcântara Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, a presença física da Agência “aproxima pequenos e médios das oportunidades globais. A rede de adidos agrícolas trabalha conectada aos escritórios da ApexBrasil. O escritório em Cuiabá passa a receber empresários e ouvir demandas para destravar acessos a mercados”, disse.
Na inauguração, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou a presença de Mato Grosso no comércio exterior. “Dobrar a presença da ApexBrasil no mundo e chegar a 11 escritórios nos levou também a ampliar nossa atuação dentro do país. E não há como fortalecer a rede ligada ao agronegócio sem colocar Mato Grosso no centro. ”
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou o simbolismo de levar a promoção comercial para dentro da Casa da Família Rural. “Instalar a ApexBrasil na Famato aproxima quem produz de quem compra. Poderíamos estar em qualquer estabelecimento comercial, mas aqui é onde os produtores, as agroindústrias passam todo dia e vê a oportunidade. A agência faz a conexão: da cerealista que tem gergelim ao comprador do outro lado do mundo, por exemplo”, disse.
Do lado do produtor, o presidente do Sindicato Rural de Paranatinga, Carlinhos Rodrigues, já busca novas rotas. “Viemos atrás de conhecimento: como funciona, quais exigências, como cada país recebe nosso produto. Ter a Apex ao lado, dentro da Famato, facilita: a gente vem, tira-dúvidas e segue o caminho da exportação”, disse o produtor que já exporta para a Índia, mas busca acessar novos mercados.


















