O Brasil teve sua experiência e conhecimento técnico em diagnóstico e prevenção de tuberculose em evidência durante a 12ª Reunião da Sociedade Latino-Americana de Tuberculose e Outras Micobacterioses (SLAM TB). O encontro foi realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 19 e 21 de novembro.
Durante a reunião, técnicos da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde (CGTMA/MS) abordaram a experiência brasileira no diagnóstico da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) e o tratamento preventivo da tuberculose (TPT). O MS também esteve presente em uma reunião promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com programas e laboratórios nacionais de tuberculose da América Latina, que ocorreu durante o evento.
Para a coordenadora-geral da CGTM, Fernanda Dockhorn, a participação do Ministério da Saúde na 12ª Reunião da SLAM TB reforça o compromisso do Brasil em liderar a resposta à tuberculose na América Latina. “Compartilhar nossa experiência no diagnóstico laboratorial e no tratamento preventivo da Infecção Latente é fundamental, pois a cooperação regional e o investimento em ciência e tecnologia são a chave para atingirmos, juntos, as metas de eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública”, afirmou.
Sociedade Latino-Americana de Tuberculose e Outras Micobacterioses
A SLAM TB desempenha um papel fundamental na América Latina, sendo essencial para a consolidação de uma agenda compartilhada entre pesquisadores(as), instituições e gestores(as) públicos com o foco no enfrentamento da tuberculose.
O encontro contribui para estruturar uma rede de governança regional, estabelecendo diretrizes para promover a produção científica e fortalecer as redes de colaboração. O objetivo é impulsionar iniciativas coordenadas e ampliar o impacto das ações de vigilância, pesquisa e inovação no combate à tuberculose e outras micobacterioses.





















