A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) continua sem definição final na manhã deste sábado. A plenária de encerramento está marcada para as 12h, quando os textos finais das decisões deverão ser apresentados.
As negociações em torno do documento final se estenderam durante a madrugada, embora o evento estivesse programado para terminar na sexta-feira. No início da manhã, os rascunhos dos textos, conhecidos como Pacote de Belém, foram divulgados.
Representantes da sociedade civil criticaram a falta de ambição das nações para cumprir as metas do Acordo de Paris, que busca limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC, evitando graves impactos ambientais.
Um dos principais pontos de frustração foi a ausência de um plano para a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, principais responsáveis pelas emissões que aceleram o aquecimento global.
O governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defende a aprovação de um texto que contemple um cronograma para a transição energética.




















