Estudante da zona rural de Cuiabá conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática e bolsa na UFMT

No dia 11 de novembro será realizada a segunda fase da Olimpíada Mirim da OBMEP.

Fonte: CENÁRIOMT

Estudante da zona rural de Cuiabá conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática e bolsa na UFMT

Na zona rural de Cuiabá, a 54 km do bairro Pedra 90, na estrada Rio dos Ouros, desponta uma das alunas mais talentosas do país no domínio da Matemática.

Em 2024, a estudante Myllena Vidal Pinto, atualmente matriculada no 8º ano da Escola Novo Renascer, zona rural de Cuiabá, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

[Continua depois da Publicidade]

Antes, a jovem morava no bairro Pedra 90 com os pais. Atualmente, vive com a avó em um sítio. Apesar da escassez de material, nada a impede de manter sua disposição em aprender Matemática.

“Quando estou em casa, pego o celular da minha avó e assisto de 7h30 às 11h aulas de Matemática todos os dias pelo YouTube. Também recorro ao Google para aprender. São materiais de Geometria Analítica, Geometria Vetorial, Álgebra e Probabilidade. Tudo o que aprendo, anoto no caderno. Quando chego à escola, estudo a partir dos livros. Minha avó comprou um que tem muitos conteúdos e é bastante útil.”

Questionada se planeja cursar alguma faculdade na área de Ciências Exatas, uma vez que demonstra amplo domínio, Myllena Vidal Pinto é enfática: “Quero ser engenheira civil. É uma área de que gosto e quero muito aprender sobre isso”, destaca.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, Myllena Vidal Pinto ganhou uma bolsa de estudos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Duas vezes por semana, ela recebe aulas de professores da universidade para aprofundar seus conhecimentos em Matemática.

No dia 11 de novembro será realizada a segunda fase da Olimpíada Mirim da OBMEP. A estudante já se prepara em busca da medalha de ouro e conta com o apoio incondicional da escola. A diretora, Vanessa Alves de Moraes, destaca o desempenho muito acima da média da aluna: “Não tenho dúvida de que ela será uma engenheira civil. É uma ótima estudante, dedicada, firme nos estudos e leal aos professores. Tem um futuro brilhante”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]