Preços do boi gordo iniciam outubro mais firmes; exportações são recordes

Fonte: Assessoria

Boi gordo encerra semana com pressão no mercado e Mato Grosso liderando preços
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O mês de outubro trouxe certo aumento na demanda por animais no mercado spot, interrompendo algumas quedas de preços e dando espaço a pequenas altas, indicam levantamentos do Cepea. Com isso, pecuaristas retomam algum ânimo para negociar. Esse cenário é observado tanto em São Paulo quanto nas demais regiões acompanhadas pelo Centro de Pesquisas.

O tempo seco e a falta de pasto tornam muita baixa a oferta de animais de pasto. Entre os lotes confinados, pesquisadores explicam que boa parte está comprometida com a indústria, mas aos poucos tem aumentado a parcela ainda por ser negociada.

[Continua depois da Publicidade]

No mercado atacadista da carne com osso da Grande São Paulo, houve leve valorização de todos os cortes (com preços firmes) nos últimos dias, num contexto de vendas consideradas normais para o início do mês, ainda conforme levantamentos do Cepea.

Quanto às exportações, dados da Secex analisados pelo Cepea mostram que foram embarcadas 348 mil toneladas de carne bovina (produtos in natura quanto industrializados) em setembro, o maior volume mensal da série da Secretaria, iniciada em 1997.

[Continua depois da Publicidade]

Com isso, o total exportado de janeiro a setembro alcançou 2,41 milhões de toneladas, superando em 15,4% o resultado do mesmo período de 2024 e estabelecendo um novo recorde. China e Hong Kong foram os grandes protagonistas desse movimento, respondendo por 56,7% do total da carne vendida pelo Brasil.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .