Zanin confirma Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes no STF

O ministro Cristiano Zanin votou para manter a decisão que tornou o senador Sérgio Moro réu, consolidando a rejeição do recurso da defesa até o momento.

Fonte: CenárioMT

Zanin confirma Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes no STF
Zanin confirma Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes no STF - Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira (6) para manter a decisão da Primeira Turma que tornou o senador Sérgio Moro (União-PR) réu pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.

Com o voto de Zanin, o placar da votação chegou a 4 a 0 pela rejeição do recurso da defesa do senador. O único voto ainda pendente é o do ministro Luiz Fux.

[Continua depois da Publicidade]

O julgamento está sendo realizado de forma virtual e tem previsão de conclusão para sexta-feira (10).

Antes do voto de Zanin, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam formado a maioria para manter a decisão.

[Continua depois da Publicidade]

Em junho do ano passado, Moro se tornou réu no STF após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). A acusação se baseou em um vídeo no qual o ex-juiz da Operação Lava Jato comentava, em tom de brincadeira durante uma festa junina de 2022: “Isso é fiança, instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.

Outro lado

Na ocasião em que Moro se tornou réu, seu advogado, Luiz Felipe Cunha, defendeu a rejeição da denúncia, argumentando que o senador já havia se retratado publicamente.

“Expressão infeliz reconhecida por mim e por ele também. Em um ambiente jocoso, num ambiente de festa junina, em data incerta, meu cliente fez uma brincadeira falando sobre a eventual compra da liberdade dele, caso ele fosse preso naquela circunstância de brincadeira de festa junina.”

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]