Cáceres se prepara para elaborar Carta do Pantanal que será apresentada na COP30

A Prefeitura de Cáceres é parceira da iniciativa por meio das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Turismo.

Fonte: CENÁRIOMT

Cáceres se prepara para elaborar Carta do Pantanal que será apresentada na COP30

Na manhã desta quinta-feira (21), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) se reuniu em Cáceres para tratar da elaboração da Carta do Pantanal, documento que será encaminhado à COP30, conferência mundial do clima que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.

A iniciativa está inserida no contexto da COP Pantanal, evento idealizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Prefeitura de Cáceres, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de novembro, coincidindo com o Dia do Pantanal.

[Continua depois da Publicidade]

O encontro busca envolver o maior número possível de atores sociais, entre eles ribeirinhos, pescadores, pecuaristas, indígenas, quilombolas, comerciantes, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada, tudo para debater desafios e oportunidades relacionados à preservação e ao desenvolvimento sustentável da região pantaneira.

O professor Hernandes Sobreira, da Unemat, destacou o valor desse processo coletivo.

[Continua depois da Publicidade]

“A COP30 será o olhar do mundo sobre a Amazônia, mas o Pantanal também precisa ser ouvido. A Carta do Pantanal será fruto da escuta e da participação de diferentes segmentos da sociedade, apresentando não apenas os problemas enfrentados, mas também propostas e soluções construídas pelos próprios atores sociais da região”, destaca Hernandes.

A Prefeitura de Cáceres é parceira da iniciativa por meio das secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Turismo.

O secretário municipal de Meio Ambiente reforçou a relevância da mobilização.

“A COPE Pantanal será um marco para o município e para toda a região. A Carta do Pantanal dará voz às comunidades locais e garantirá que os desafios do bioma estejam presentes na agenda da COP30, fortalecendo a representatividade de Cáceres e do Pantanal no debate climático mundial”, avaliou Wilson Kishi.

A prefeita Eliene Liberato Dias, que acompanhou a reunião do COMDEMA, ressaltou a importância da mobilização.

“A Carta do Pantanal será construída coletivamente e apresentada na COP30 como a voz de todos os que vivem e dependem desse bioma. Esse documento reunirá os desafios e, principalmente, as soluções apontadas pelos próprios pantaneiros. Para Cáceres, é motivo de orgulho liderar essa iniciativa e garantir que a região esteja representada em um dos maiores debates climáticos do mundo”, conclui Eliene.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]