Incêndios florestais mobilizam bombeiros em Mato Grosso com 12 focos ativos

O Corpo de Bombeiros extinguiu quatro incêndios florestais e segue atuando em outros 12 focos ativos neste sábado, além de monitorar queimadas irregulares.

Fonte: CenárioMT

Incêndios florestais mobilizam bombeiros em Mato Grosso com 12 focos ativos
Incêndios florestais mobilizam bombeiros em Mato Grosso com 12 focos ativos - Foto: BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso confirmou a extinção de quatro incêndios florestais e a atuação em mais 12 focos neste sábado (16). As ocorrências foram registradas em diferentes regiões, incluindo Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Água Boa e Torixoréu.

As equipes permanecem mobilizadas em áreas como Pontes e Lacerda, Aripuanã, Novo Mundo, Cláudia e Nova Brasilândia, onde há dois focos às margens da MT-251. Em Poxoréu, o combate ocorre na MT-130, enquanto em Santa Terezinha as ações se estendem desde o dia 12, com apoio de máquinas pesadas e caminhão-pipa. Em São José do Rio Claro, cerca de 60 mil litros de água já foram utilizados, com suporte aéreo, para conter as chamas.

[Continua depois da Publicidade]

Neste sábado, também foram iniciados trabalhos em Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade. Segundo o CBMMT, o objetivo é preservar vidas, propriedades e o meio ambiente, atuando de forma ininterrupta.

Fiscalização e monitoramento

O monitoramento estadual aponta 50 focos de calor ativos, sendo 27 incêndios florestais, 18 deles em terras indígenas e um na Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho. Outros 23 são queimadas irregulares.

[Continua depois da Publicidade]

As ocorrências em áreas indígenas estão distribuídas em diferentes municípios, como Campinápolis, Comodoro, Canarana, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu, General Carneiro, Peixoto de Azevedo, Aripuanã e Alto Boa Vista. O combate nesses locais é de responsabilidade federal, e até o momento não houve acionamento do Corpo de Bombeiros.

Essas ações fazem parte da Operação Infravermelho, que utiliza satélites e recursos tecnológicos para identificar riscos e responsabilizar infratores pelo uso irregular do fogo.

Focos de calor e proibição

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram detectados 117 focos de calor nas últimas 24 horas, sendo 72 na Amazônia, 44 no Cerrado e um no Pantanal. O Corpo de Bombeiros reforça que a simples presença de um foco não caracteriza incêndio, mas o acúmulo deles pode gerar queimadas de grandes proporções.

Está em vigor a proibição do uso do fogo no estado: no Pantanal, a restrição segue de 1º de junho a 31 de dezembro; na Amazônia e no Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro. Nas áreas urbanas, a prática é proibida durante todo o ano. A população é orientada a denunciar focos suspeitos pelos números 193 ou 190.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]