PF desarticula quadrilha envolvida em tráfico interestadual de drogas

Operação Venalis resultou em prisões e apreensões em diversos estados, com origem do entorpecente no Mato Grosso.

Fonte: CenárioMT

PF desarticula quadrilha envolvida em tráfico interestadual de droga
Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou a Operação Venalis nesta quarta-feira (6), com o objetivo de combater um esquema de tráfico interestadual e internacional de drogas. A investigação revelou que o entorpecente chegava ao Brasil vindo da Bolívia e do Peru, com entrada pelo Mato Grosso, de onde era redistribuído para diversos estados, incluindo Goiás.

O grupo criminoso utilizava veículos de passeio para transportar a droga por rodovias, evitando suspeitas. A base logística estava em Barra do Garças (MT), na divisa com Aragarças (GO). De lá, a droga era encaminhada a estados como São Paulo, Rio de Janeiro e várias regiões do Nordeste.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a operação, a Justiça autorizou o bloqueio de contas bancárias e a quebra de sigilos bancários, fiscais e financeiros dos envolvidos. Segundo as investigações, os suspeitos atuavam em funções variadas dentro do esquema, incluindo transporte, intermediação e distribuição dos entorpecentes, além do uso de laranjas para movimentações financeiras.

No total, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão em municípios de diferentes estados: Cuiabá, Glória d’Oeste, Cáceres e Porto Esperidião (MT); Brasília (DF); Foz do Iguaçu (PR); Rio Verde e Jataí (GO); Santa Inês (MA); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Orocó (PE); Campinas e Cosmópolis (SP).

[Continua depois da Publicidade]

Os nomes dos investigados não foram divulgados até o momento, e a reportagem não conseguiu localizar a defesa dos suspeitos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]