Japão suspende importações de carne de aves de municípios em GO e MT após focos de Influenza Aviária

Fonte: CenarioMT

Indea intensifica ações após confirmação de gripe aviária em Campinápolis
Indea intensifica ações após confirmação de gripe aviária em Campinápolis - Foto: Indea

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta terça-feira (17) que o governo do Japão decidiu suspender temporariamente as importações de carne de aves oriundas dos municípios de Santo Antônio da Barra (GO) e Campinápolis (MT). A medida também abrange a suspensão de ovos férteis e pintos de um dia provenientes de todo o território dos estados de Goiás e Mato Grosso.

A decisão segue os termos do protocolo sanitário de regionalização firmado entre Brasil e Japão, sendo motivada pela confirmação de focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves de subsistência nos dois municípios afetados.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar da restrição, o Mapa esclarece que as exportações de carne de aves e derivados continuam normais para os demais estados brasileiros, sem alterações. A pasta também ressalta que o consumo e a exportação dos produtos avícolas do país seguem seguros, e que os procedimentos adotados estão dentro das normas sanitárias internacionais para garantir o controle da doença e a confiança dos mercados.

A regionalização é uma prática reconhecida globalmente e tem como objetivo preservar as exportações de áreas não afetadas por surtos sanitários, permitindo respostas mais rápidas e eficientes por parte das autoridades agropecuárias.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .