ANP fiscaliza mercado de combustíveis em 12 estados; ações no Mato Grosso não registram irregularidades

Fonte: CenarioMT

Entre os dias 2 e 5 de junho, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma série de fiscalizações no mercado de abastecimento em 12 unidades da Federação, entre elas em Mato Grosso. As ações incluíram a verificação da qualidade dos combustíveis, aferição do volume fornecido pelas bombas medidoras, adequação de equipamentos e documentação exigida para operação legal dos estabelecimentos.

No Mato Grosso, a fiscalização teve destaque em duas frentes. Na BR-364, em um posto de barreira fiscal da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT), foram inspecionados dez caminhões-tanque, sem que nenhuma irregularidade fosse identificada. A atividade fez parte de um treinamento teórico-prático promovido pela ANP para servidores da Sefaz-MT que atuam em postos fiscais do Estado. A capacitação integra um acordo de cooperação técnica e operacional entre os órgãos, que visa fortalecer a fiscalização no transporte e comercialização de combustíveis.

[Continua depois da Publicidade]

Já em Várzea Grande, a ANP atuou em conjunto com o Procon Municipal para fiscalizar um posto de combustíveis. Assim como na ação da BR-364, não foram encontradas irregularidades no local.

Nos dias 5 e 6 de junho, a Agência também esteve presente no IV Workshop do Setor de Combustíveis de Mato Grosso, em Cuiabá, onde realizou atendimentos e orientações a agentes regulados em um estande montado durante a feira do evento.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a ANP, as ações de fiscalização são planejadas com base em diversos vetores de inteligência, como denúncias feitas à Ouvidoria da Agência, dados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), informações de outros órgãos e da própria área de inteligência da instituição. O objetivo é concentrar esforços em regiões e agentes econômicos com maior risco de irregularidades.

Estabelecimentos autuados pela ANP podem ser penalizados com multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de sofrer suspensão ou revogação da autorização para funcionamento. Essas sanções, no entanto, só são aplicadas após a devida tramitação de processo administrativo, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório.

A população pode denunciar suspeitas de irregularidades no mercado de combustíveis pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita) ou pelo site da ANP, no canal Fale Conosco.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .