Cadastramento de ambulantes em Cuiabá: rumo ao Shopping Orla e formalização

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura de Cuiabá oferece curso gratuito de atualização para taxistas

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (26) o cadastramento oficial de comerciantes ambulantes que atuam na região central da capital, incluindo a Rua 13 de Junho e o entorno do Centro Histórico. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e diversas instituições, tem como meta a realocação desses trabalhadores para o Shopping Orla, que oferece cerca de 70 boxes disponíveis.

Fernando Medeiros, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, explicou que os boxes do Shopping Orla estão passando por revisão estrutural e serão destinados após uma análise socioeconômica individual de cada ambulante cadastrado.

[Continua depois da Publicidade]

“Após o cadastro, faremos o levantamento de cada situação: o que comercializa, se já possui estrutura de negócio ou não. A partir disso, organizaremos o espaço”, detalhou o secretário. Ele acrescentou que a prefeitura está oferecendo oportunidades para quem ainda não tem um negócio próprio, com acesso ao mercado de trabalho formal por meio do Sine.

O Shopping Orla faz parte de um projeto mais amplo de revitalização da região do bairro Porto, que inclui ainda a Vila Cuiabana e a Orla do Porto. Essas áreas contarão com atividades culturais e, aos domingos, passagem de ônibus com tarifa gratuita para atrair turistas e cuiabanos. “Estamos falando de uma política pública estruturada, com ações voltadas ao desenvolvimento daquela área”, completou Medeiros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]