O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mato Grosso realizou mais de 47 mil atendimentos em 2024, o que representa uma média de 128 intervenções médicas diárias, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Governo do estado. No entanto, desse total, 3.427 chamados foram trotes, correspondendo a 7,2% das ocorrências e uma média de aproximadamente 9 acionamentos falsos por dia.
A prática de trotes envolvendo serviços de emergência como o Samu é considerada crime, com previsão de pena de detenção de um a três anos e multa, conforme o Código Penal.
Um dos casos mais graves registrados envolveu um acionamento para uma falsa denúncia de bomba em um prédio no centro de Cuiabá. A ocorrência mobilizou duas ambulâncias do Samu, além de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A mobilização das forças de segurança durou entre duas e três horas até que se constatasse que tudo não passava de um trote.
O Samu reforça que a equipe deve ser acionada exclusivamente em situações de emergência, como acidentes de trânsito graves (capotamentos, colisões, etc.) e casos clínicos urgentes, a exemplo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Os trotes representam um grave obstáculo ao trabalho do órgão, atrasando ou impedindo o socorro a pessoas que realmente necessitam de atendimento médico urgente. A Central de Regulação do Samu opera 24 horas por dia e atende a todos os municípios do estado através do telefone 192.