MPF busca solução para saúde indígena respeitando vínculo com aldeias em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

MPF busca solução para saúde indígena respeitando vínculo com aldeias em Mato Grosso

O procurador da República Onésio Soares Amaral instaurou um procedimento administrativo no âmbito do Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de investigar a elaboração de medidas que assegurem o atendimento de saúde a indígenas de Mato Grosso que manifestam o desejo de não serem transferidos para locais distantes de suas aldeias. A portaria que formaliza o procedimento foi publicada na última semana.

O documento do MPF menciona uma reunião virtual ocorrida em 18 de março, que reuniu representantes da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), e membros dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) de Cuiabá, Comodoro e Vilhena (RO), além de representantes das Coordenações Regionais da Funai.

[Continua depois da Publicidade]

Na ocasião, foram discutidos dois casos específicos, envolvendo os indígenas Mercedes Hahaintese e Lolawena Kawekwarese Enawene. Essas situações foram motivadas por uma reestruturação na saúde indígena, que transferiu a responsabilidade pelo atendimento prestado pelo DSEI/Vilhena para o DSEI/Cuiabá.

Diante desses casos, o MPF concluiu que existe uma necessidade de desenvolver mecanismos para uma regulação interestadual específica para a população indígena, visando facilitar seu acesso aos serviços de saúde.

[Continua depois da Publicidade]

“Resolve, (…) instaurar, por meio da presente portaria, procedimento administrativo, com prazo de um ano, tendo como objeto acompanhar a definição, pela SESAI, de mecanismos de regulação interestadual de indígenas, para superar as situações como as dos casos acima, ou seja, tanto a (i) do indígena que não quer ser internado porque tem medo de ser transferido para um local distante da sua aldeia como a (ii) do indígena que busca atendimento em outro estado, por ser o local mais próximo, mas, ao ser regulado, quer voltar para o Estado de origem”, declarou o procurador na portaria.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]