Idoso tenta capturar cascavel no meio da estrada e acaba picado na mão

Biólogo alerta: "Não tente ser mais rápido que uma cobra"

Fonte: CenarioMT

Biólogo alerta: "Não tente ser mais rápido que uma cobra"

Um idoso se meteu em uma enrascada daquelas ao encontrar uma cobra cascavel no meio de uma estrada rural. Com uma forquilha na mão e coragem de sobra, ele tentou capturar a serpente, mas o plano não saiu como o esperado. Em um movimento rápido e certeiro, a cascavel virou o jogo e mordeu o homem na mão, deixando todos que assistiram à cena boquiabertos.

O caso veio à tona após o vídeo repercutir nas redes sociais do biólogo Henrique Abrahão, conhecido por seus conteúdos educativos sobre animais silvestres.

Ele aproveitou o momento para reforçar um aviso importantíssimo: “Nunca tente capturar um animal peçonhento por conta própria.” Segundo Abrahão, a atitude do idoso, embora pareça destemida, é extremamente perigosa e pode ter consequências graves para a saúde.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Picada certeira: cascavel dá lição em idoso que tentou capturá-la 

A temida cascavel 

A cascavel (Crotalus durissus) é uma das cobras mais conhecidas do Brasil e possui um veneno potente, que pode causar inchaço, necrose, hemorragia e até falência renal se não for tratado a tempo. É facilmente identificada pelo chocalho que carrega na ponta do rabo, usado para alertar predadores e curiosos de que não está para brincadeira.

Habitante de áreas abertas, como pastagens e beiras de estrada, ela só ataca quando se sente ameaçada, e geralmente prefere fugir a brigar. Seu veneno é usado para paralisar e digerir presas como roedores e aves, e apesar da fama assustadora, a cascavel exerce um papel essencial no controle populacional desses animais.

Cobra-cascavel - Fotos do Canva
As surpresas da vida: sorte ou providência divina? – Fotos do Canva

O que fazer ao encontrar uma cobra? 

Nada de bancar o herói! Caso aviste uma serpente, o ideal é manter distância e acionar órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros ou equipes ambientais. Tentar capturá-la com paus, forquilhas ou outros improvisos é pedir para levar uma picada.

Felizmente, o idoso foi socorrido a tempo e recebeu o soro antiofídico. Mas fica a lição: com cobra, respeito é a melhor defesa.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT