Uma pesquisa recente da Pnad Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela um cenário positivo para o mercado de trabalho em Mato Grosso, com aumento no número de pessoas empregadas tanto no setor privado quanto no público, e também no contingente de trabalhadores com carteira assinada.
De acordo com os dados do levantamento referentes ao 4º trimestre de 2024, Mato Grosso alcançou a marca de 1 milhão e 936 mil pessoas ocupadas, representando um crescimento de 0,20% em comparação com o trimestre anterior.
O setor público se destacou com um aumento de 3,25% no número de empregados, totalizando 222 mil pessoas. Já o setor privado empregou 1 milhão e 46 mil pessoas, registrando uma alta de 1,16%. Em contrapartida, o número de trabalhadores na informalidade apresentou uma leve queda, passando de 683 mil para 674 mil.
Apesar do cenário geral de crescimento na ocupação, a pesquisa também apontou um aumento no número total de desocupados em Mato Grosso, que subiu de 45 mil para 49 mil, um acréscimo de 8%.
Entretanto, dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego referentes a fevereiro de 2025 trazem um panorama ainda mais otimista para o emprego formal no estado. Mato Grosso registrou a criação de 9 mil e 710 empregos com carteira assinada no mês, o melhor desempenho para um mês de fevereiro nos últimos quatro anos. Esse número representa um aumento significativo de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando um ritmo acelerado na geração de vagas formais no estado.