Emprego formal cresce e ocupação total atinge recorde em Mato Grosso, aponta IBGE

Apesar do aumento no número de desocupados, estado registra melhor fevereiro em geração de empregos formais em quatro anos.

Fonte: CENÁRIOMT

Estado tem salto na geração de emprego e lidera no Centro-Oeste
Emprego formal cresce e ocupação total atinge recorde em Mato Grosso, aponta IBGE

Uma pesquisa recente da Pnad Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela um cenário positivo para o mercado de trabalho em Mato Grosso, com aumento no número de pessoas empregadas tanto no setor privado quanto no público, e também no contingente de trabalhadores com carteira assinada.

De acordo com os dados do levantamento referentes ao 4º trimestre de 2024, Mato Grosso alcançou a marca de 1 milhão e 936 mil pessoas ocupadas, representando um crescimento de 0,20% em comparação com o trimestre anterior.

[Continua depois da Publicidade]

O setor público se destacou com um aumento de 3,25% no número de empregados, totalizando 222 mil pessoas. Já o setor privado empregou 1 milhão e 46 mil pessoas, registrando uma alta de 1,16%. Em contrapartida, o número de trabalhadores na informalidade apresentou uma leve queda, passando de 683 mil para 674 mil.

Apesar do cenário geral de crescimento na ocupação, a pesquisa também apontou um aumento no número total de desocupados em Mato Grosso, que subiu de 45 mil para 49 mil, um acréscimo de 8%.

[Continua depois da Publicidade]

Entretanto, dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego referentes a fevereiro de 2025 trazem um panorama ainda mais otimista para o emprego formal no estado. Mato Grosso registrou a criação de 9 mil e 710 empregos com carteira assinada no mês, o melhor desempenho para um mês de fevereiro nos últimos quatro anos. Esse número representa um aumento significativo de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicando um ritmo acelerado na geração de vagas formais no estado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]