Segundo levantamento da Conab divulgado nesta quinta-feira (13), a safra de gergelim em Mato Grosso deve apresentar uma redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior.
Na safra 2024/25, Mato Grosso deverá responder por 65,8% da produção nacional de gergelim. Apesar da alta representatividade, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve a projeção de uma queda de 10,9% na colheita do grão no estado.
O sexto levantamento de safra da Conab, divulgado nesta quinta-feira (13), indica que a área plantada com gergelim permanecerá estável em comparação ao ciclo anterior. Para esta temporada, a estimativa é de que Mato Grosso cultive 425 mil hectares do grão.
Em termos de produtividade, a projeção é de 516 quilos por hectare, representando uma redução de 10,9% em relação à safra 2023/24.
Com isso, a produção total esperada para o estado é de 219,3 mil toneladas de gergelim, enquanto no ciclo anterior foram colhidas 246,1 mil toneladas.
Segundo a Conab, os investimentos significativos no cultivo do gergelim nos últimos anos têm impulsionado o crescimento tanto da área plantada quanto da eficiência produtiva no estado.