Corinthians vence o Barcelona, mas está fora da Libertadores

Fonte: CenárioMT

Lance do jogo entre Corinthians x Barcelona. Imagem: Conmebol
Lance do jogo entre Corinthians x Barcelona. Imagem: Conmebol

O Corinthians venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, em São Paulo. Esse jogo valeu pelo confronto de volta da terceira fase da Pré-Libertadores de 2025.

Como perdeu por 3 a 0 na semana passada, no jogo de ida, o Corinthians não conseguiu o que precisava. E, mesmo com um jogo eletrizante até o final, está mais uma vez eliminado antes da fase de grupos da competição continental.

Próximo jogo do Corinthians

Agora, o Corinthians volta as atenções para as finais do Campeonato Paulista. Isso porque, no próximo domingo (16), visita o Palmeiras, a partir das 18h30, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, pelo jogo de ida.

Depois, no dia 27, a partir das 21h35, faz o jogo de volta, na Neo Química Arena, em São Paulo. Por conta da melhor campanha, o Alvinegro tem o direito de decidir em casa.

Como foi jogo

Lance do jogo entre Corinthians x Barcelona. Imagem: Conmebol
Lance do jogo entre Corinthians x Barcelona. Imagem: Conmebol

No primeiro tempo, o Corinthians foi para cima e logo no primeiro minuto já teve uma finalização perigosa com Yuri Alberto. Assim, a ideia era uma pressão total para abrir logo o placar.

Depois, o jogo se tornou um ataque contra defesa, com o Timão totalmente no campo ofensivo. Já os equatorianos não conseguiam passar do meio de campo e apostavam em faltas para segurar os alvinegros.

Outra chegada de Yuri Alberto veio aos 24min, quando ele recebeu cruzamento e cabeceou. Mas,o goleiro, espalmou de forma espetacular. E,aos 30min, Ramón Díaz fez uma alteração ousada, tirando o volante Raniele e colocando o atacante Romero, para deixar o time mais ofensivo.

Inicialmente, a mudança não alterou a postura do time e, inclusive, diminuiu um pouco o ritmo. E já não conseguia atacar da mesma forma que no início do jogo.

Porém, aos 39min, o Timão conseguiu marcar o primeiro gol. Após escanteio da esquerda, o zagueiro Torres cabeceou no canto direito e goleiro Contreras aceitou: 1 a 0. E o placar se manteve até o intervalo.

Segundo tempo

Na etapa final, o Barcelona voltou um pouco mais aberto e teve sua primeira finalização no jogo aos 3min. No lance, Rivero recebeu cruzamento da esquerda, após cobrança de falta, e cabeceou por cima, sem perigo.

A primeira boa chegada corintiana veio aos 9min, quando teve um escanteio da direita. Após cobrança fechada, a bola passou por Carrillo, que quase alcançou. Em seguida, Oyola quase empatou para o Barcelona, em chute de longe, que Hugo desviou para escanteio.

Mas, aos 16min, Leonai, que já tinha cartão amarelo, acabou expulso e deixou os equatorianos com um a menos. E isso animou novamente o Corinthians, que não conseguia naquele momento empolgar.

Então, coube ao Timão ir ainda mais para cima, pressionar e levantar bolas na área. Assim, o Barcelona ficou acuado, mas as chances reais não surgiam.

Aos 34min, Carrillo teve uma boa chance, quando pegou da entrada da área, clareou e mandou por cima. E desperdiçou uma oportunidade de fazer o segundo gol. No minuto seguinte, foi a vez de Yuri Alberto, que recebeu cruzamento da esquerda e , livre, cabeceou à esquerda do goleiro.

Depois, aos 38min, Yuri Alberto teve uma chance ainda melhor. Em novo cruzamento, ele desviou de cabeça e o goleiro mandou para escanteio. E, após a cobrança, Carrillo ficou livre e mandou a bola para o fundo da rede. No campo, o assistente marcou impedimento, mas o VAR confirmou, aos 41min, a validação: 2 a 0.

Assim, a torcida do Timão se inflamou de novo e o Alvinegro foi totalmente para o ataque, espremendo os equatorianos na defesa. Porém, perdeu algumas chances e não conseguiu o terceiro gol, se despedindo do torneio.

Ficha técnica

Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Breno Bidon); Raniele (Romero), José Martinez (Talles Magno), Carrillo e Garro; Yuri Alberto e Memphis Depay. Técnico: Ramón Díaz

Barcelona

Contreras; Carabali (Álex Rangel), Arreaga, Vallecilla e Anibal Chalá; Arroyo, Leonai e Valiente (Joshué Quiñónez); Oyola (Campi), Rivero (Chala) e Corozo. Técnico: Segundo Castillo

Gols: Torres, aos 39min do 1º tempo; Carrillo aos 39min. Árbitro: Esteban Ostojich. Local: Neo Química Arena, em São Paulo. Data: quarta-feira, 12 de março de 2025. Cartões amarelos: Contreras, Leonai, Vallecilla (B); Rodrigo Garro, Gustavo Henrique (C), Expulsão: Leonai (B). Público: 44.602 pagantes.

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha atualmente produzindo conteúdos esportivos no portal CenárioMT