Trote em serviços de emergência em Mato Grosso prejudicam atendimento e são crime

Fonte: CENÁRIOMT

Foto de telefone, Imagem de telefone, Telefone, Ligação
Polícia alerta a população para o golpe da falsa central bancária em Mato Grosso | Foto: Canva

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em Mato Grosso alertou para o grave problema dos trotes aos serviços de emergência. Em 2024, foram registrados mais de 25 mil trotes, o que representa quase 4% do total de chamadas recebidas pela central.

O superintendente do Ciosp, tenente coronel PM Wangles dos Santos Lino, destacou que os trotes ocupam linhas telefônicas que poderiam estar sendo usadas para atender emergências reais, colocando vidas em risco. Além disso, os trotes mobilizam viaturas e equipes de segurança para atender falsas ocorrências, gerando custos para o Estado.

[Continua depois da Publicidade]

O Ciosp recebe chamadas de emergência para diversos órgãos de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros, através dos números 190, 197, 181 e 193.

O tenente coronel Lino ressaltou que os trotes não são apenas uma brincadeira, mas sim um crime previsto no Código Penal. Quem for identificado como autor de trote pode ser detido por até seis meses ou multado. Ele enfatizou a importância de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências dos trotes para os serviços de emergência.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]