Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação integrada contra furtos e fraudes de energia em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação integrada contra furtos e fraudes de energia em Mato Grosso
Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação integrada contra furtos e fraudes de energia em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a concessionária Energisa alinharam o plano de ação de combate ao crime de fraude e furto de energia para 2025, em Mato Grosso, durante reunião realizada nesta terça-feira (11.2), em Cuiabá.

Durante a reunião, a concessionária apresentou um balanço das ações realizadas em conjunto com a Sesp no ano passado. No total, foram 157 operações Energia Limpa, que resultaram na prisão em flagrante de 58 pessoas pelo crime de furto de energia.

[Continua depois da Publicidade]

Essas operações permitiram que aproximadamente R$ 3,5 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incididos sobre o serviço de energia, fossem recuperados para o Estado.

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, lembrou que furto e fraude de energia é um crime previsto em lei e pode provocar prejuízos aos consumidores regulares.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos renovando essa parceria por entender a importância de garantir a ordem e a regularidade do fornecimento de energia aos consumidores, além de combater o crime que envolve os furtos e as fraudes que ainda são comuns”, explicou.

Para o diretor da Energisa MT, Fabrício Medeiros, o apoio da segurança durante as operações é importante para o combate desse tipo de crime.

“A presença das forças de segurança, sem dúvida, é fundamental para a conscientização das pessoas, que estão entendendo que esse crime prejudica outras pessoas”, destacou o diretor.

Durante a reunião, as instituições também renovaram a parceria para 2025 e planejam ampliar o número de operações de combate ao crime de fraude e furto de energia em todo Estado.

Conforme a Energisa, mais de 100 unidades consumidoras estão sendo monitoradas pelo núcleo de inteligência da concessionária e outras 200 acompanhadas de perto pela equipe de externa.

Os furtos e as fraudes de energia podem causar prejuízos ao sistema elétrico e causar a sobrecarga, levando a interrupção do fornecimento de energia, além de acidentes elétricos, colocando a população em risco.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]