Preço do milho sobe e ultrapassa R$ 76 por saca, impulsionado por atrasos na colheita

Fonte: CenarioMT

Recorde na safra de grãos
Reprodução

Os preços do milho continuam em alta na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Na última semana, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (base Campinas – SP) voltou a superar a marca dos R$ 76 por saca de 60 kg, algo que não acontecia desde abril de 2023. Esse movimento de valorização é impulsionado por preocupações com atrasos tanto na colheita da safra de verão quanto na semeadura da segunda temporada, especialmente no Centro-Oeste do país.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a incerteza sobre o ritmo da colheita tem levado muitos vendedores a se afastarem do mercado spot, na expectativa de preços ainda mais elevados. Além disso, a prioridade dos produtores tem sido a colheita e a comercialização da soja, o que deixa as negociações com milho em segundo plano e também contribui para o aumento dos custos logísticos, já que os fretes estão mais caros.

[Continua depois da Publicidade]

Do lado da demanda, consumidores demonstram interesse em adquirir novos lotes, mas enfrentam dificuldades diante dos valores mais altos pedidos pelos vendedores. O cenário mantém a expectativa de novas oscilações no mercado nas próximas semanas, conforme os avanços da colheita e o comportamento da oferta e da demanda.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .