Polícia Federal intensifica combate a fraudes em aposentadorias de indígenas em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Polícia Federal intensifica combate a fraudes em aposentadorias de indígenas em Mato Grosso
Polícia Federal intensifica combate a fraudes em aposentadorias de indígenas em Mato Grosso

Em nova etapa da Operação Sangradouro, deflagrada nesta quarta-feira (29), a Polícia Federal intensificou o combate a um esquema criminoso que fraudava documentos para garantir aposentadorias indevidas a indígenas em Mato Grosso. As investigações, iniciadas em 2021, já apontaram um prejuízo de R$ 64 milhões aos cofres públicos.

A fraude consistia na falsificação de documentos como o Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas (RANI), com a alteração da data de nascimento, para simular o cumprimento dos requisitos para a aposentadoria por idade rural. Com esses documentos falsos, os criminosos solicitavam benefícios previdenciários de forma irregular.

[Continua depois da Publicidade]

A primeira fase da operação, em junho de 2023, resultou na prisão de um servidor da Funai e de um tabelião, além do afastamento de ambos dos seus cargos. As investigações indicaram que servidores da Funai, em conluio com cartórios e lideranças indígenas, emitiam documentos falsos para que indígenas obtivessem aposentadorias indevidas.

Nesta nova fase, as equipes da Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão em Barra do Garças, Piranhas (GO) e no Distrito Federal, visando coletar novas provas e identificar outros envolvidos no esquema criminoso.

[Continua depois da Publicidade]

A fraude não apenas causou um prejuízo financeiro significativo aos cofres públicos, mas também prejudicou a imagem dos indígenas, que tiveram seus nomes utilizados de forma fraudulenta. As investigações continuam para responsabilizar todos os envolvidos nesse esquema criminoso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]