Mato Grosso lidera aplicação da Lei Anticorrupção e recuperação de recursos públicos

Controladoria Geral do Estado recupera R$ 1,4 bilhão em uma década, destacando-se no cenário nacional.

Fonte: CGE-MT

Michel Alvim

Mato Grosso tem se destacado como referência nacional na aplicação da Lei Anticorrupção, segundo afirmou o secretário Controlador-geral, Paulo Farias. A Controladoria Geral do Estado (CGE), em dez anos de vigência da legislação, conseguiu recuperar R$ 1,4 bilhão para os cofres públicos, investindo os valores em saúde, educação e segurança pública.

“A CGE foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Controle Interno como a segunda controladoria do país em número de processos com base na Lei Anticorrupção. No entanto, somos líderes em valores recuperados”, destacou Paulo Farias no Podcast MT Conectado.

Os recursos foram obtidos por meio de acordos de leniência, multas e ressarcimentos, sendo revertidos em obras como o Hospital Central, a sede da Polícia Judiciária Civil e uma escola em Barão de Melgaço.

[Continua depois da Publicidade]

Farias destacou que os resultados foram alcançados em parceria com o Ministério Público Estadual, a Polícia Judiciária Civil, o Poder Judiciário, a Procuradoria Geral do Estado e a equipe de auditores da CGE.

Outros avanços mencionados incluem a manutenção do Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública e a simplificação dos processos administrativos, reduzindo em 90% o tempo para firmar os Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) em infrações disciplinares menos graves.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]