A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (11/12) em Mato Grosso a Operação Succidus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e armas. As ações estão sendo realizadas nas cidades de Várzea Grande, Cáceres e Porto Alegre do Norte, além de Candeias do Jamari, em Rondônia.
As investigações tiveram início em dezembro de 2023, após a prisão em flagrante de um indivíduo transportando cerca de 155 kg de drogas, um fuzil e munições de uso restrito em um caminhão. O entorpecente e as armas estavam ocultos em compartimentos falsos na lataria do veículo, que transportava sucatas de ferro velho como disfarce. A partir desse primeiro caso, a Polícia Federal aprofundou as investigações e identificou os responsáveis pela organização criminosa.
Durante a operação, os policiais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual da Comarca de Porto Alegre do Norte. As medidas cautelares visam coletar provas adicionais que possam fortalecer a investigação em andamento e desmantelar completamente a organização criminosa.
A quadrilha atuava transportando entorpecentes e armas da fronteira com a Bolívia para os estados do Pará, Ceará, Maranhão e Goiás. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e financiamento do tráfico de drogas, além de outras infrações correlatas, cujas penas máximas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
A Operação Succidus demonstra o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e no desarticulação de quadrilhas que atuam no tráfico de drogas e armas, colocando em risco a segurança da sociedade mato-grossense e de todo o país.