A nova temporada do Campeonato Mundial da Professional Bull Riders (PBR), a maior liga de montaria em touros do mundo, terá início neste fim de semana em Tucson, no estado do Arizona, Estados Unidos. A etapa inaugural, marcada para os dias 15 e 16 de novembro, dará o pontapé inicial à série “Unleash The Beast”, principal divisão da liga que define o campeão mundial de montaria em touros.
Um dos destaques desta primeira etapa é a estreia de Rogério Venâncio, natural de Mato Grosso, atual campeão brasileiro. Aos 23 anos, Venâncio é um dos 40 competidores listados para esta abertura de temporada e chega à elite da PBR após acumular pontos nas competições realizadas no Brasil, que são válidos para o ranking internacional da liga. Em sua primeira experiência no exterior, o jovem atleta está nos Estados Unidos desde o início de outubro, quando participou da final da PBR Challenger Series em Las Vegas. Durante esse período, intensificou os treinos para se adaptar ao nível de exigência dos touros norte-americanos.
“Os touros daqui exigem muito mais do que eu imaginava. Nas últimas semanas, foquei nos treinamentos para estar preparado. Tenho seguido uma rotina rigorosa de treinos nos touros e preparo físico, com o apoio do tricampeão mundial Silvano Alves, que tem me ajudado nesta adaptação. O que não vai faltar é esforço e dedicação para alcançar meus objetivos nos Estados Unidos”, declarou Venâncio em entrevista ao site da PBR no Brasil.
Natural de Paranaíta, uma pequena cidade de 11 mil habitantes no norte do Mato Grosso, Rogério Venâncio começou sua trajetória em competições de montaria ainda na adolescência, após participar de um curso com o tricampeão mundial Adriano Moraes. No entanto, ele estreou na PBR apenas em junho deste ano. Dois meses depois, consagrou-se campeão brasileiro na arena da tradicional Festa do Peão de Barretos, conquistando a fivela mais desejada do país. O título lhe rendeu uma picape Mitsubishi L200 Triton Zero KM e um prêmio de 100 mil reais, além de uma vaga direta para a final do PBR Challenger Series nos Estados Unidos.
Mesmo enfrentando desafios em sua estreia internacional e montando apenas em dois touros, os pontos acumulados em competições no Brasil foram suficientes para colocá-lo entre os cinco melhores do ranking internacional. Isso lhe garantiu uma vaga para a principal divisão da Unleash The Beast. A temporada da Unleash The Beast conta com 23 etapas e uma grande final mundial em maio do próximo ano, em Fort Worth, no Texas. O campeão da série receberá um prêmio de 1 milhão de dólares.
A competição é transmitida ao vivo para os fãs brasileiros através do canal oficial da PBR Brazil no YouTube. Para assistir com narração e comentários em português, é necessário ser membro do PBR Club, disponível por uma assinatura mensal de R$ 29,99. O programa dá direito a assistir todos os eventos ao vivo e inclui acesso a conteúdos exclusivos.
Além de Venâncio, outros brasileiros também estarão presentes na primeira etapa em Tucson. Entre eles, destaca-se o experiente Anderson de Oliveira, de 39 anos, vice-campeão brasileiro deste ano. Oliveira chegou aos Estados Unidos no final de agosto e competiu pela equipe do Nashville Stampede na PBR Team Series. Já o jovem talento goiano Paulo Henrique da Silva, de 19 anos, faz sua estreia na Unleash The Beast. Ele é uma das promessas brasileiras mais jovens e integra a equipe do Austin Gamblers, campeã da PBR Team Series em outubro.
O Brasil tem se consolidado como uma importante plataforma de acesso para jovens talentos que buscam competir na elite do esporte nos Estados Unidos. De acordo com Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR no Brasil, o país é uma verdadeira porta de entrada para atletas em ascensão. “Todas as nossas etapas valem pontos para o ranking internacional e é o caminho mais curto para os atletas conquistarem uma vaga na Unleash The Beast competindo em eventos no próprio país”, explica Moraes.
Na final do PBR Challenger Series em outubro, que reuniu os melhores do ranking internacional, 12 dos 40 classificados garantiram suas vagas pelos pontos conquistados no Brasil. Outros seis atletas também asseguraram participação com a combinação de pontos obtidos tanto em competições brasileiras quanto norte-americanas.
Além dos novos talentos, a etapa de Tucson contará com 23 brasileiros competindo na elite da montaria em touros. Entre os nomes já consagrados estão Cássio Dias Barbosa, atual campeão mundial, José Vitor Leme, bicampeão mundial, e Kaique Pacheco, também campeão mundial. Outros competidores de destaque incluem João Ricardo Vieira, Sandro Batista, Alan de Souza, Eduardo Aparecido, Dener Barbosa e Maurício Moreira, além do brasileiro com dupla nacionalidade John Crimber.
A expectativa é alta para a nova temporada da PBR, que mais uma vez promete fortes emoções nas arenas, especialmente com a participação de um expressivo grupo de competidores brasileiros que buscam consolidar seus nomes no cenário internacional.