Brasil fortalece protagonismo da agricultura familiar em Uruguai

Fonte: Ana Karla com Acessoria

50cfeedc f4f1 49f5 bf05 84640421244f
Foto: Karla Neto

Brasil fortalece protagonismo da agricultura familiar em Uruguai

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) representou o Brasil na XLI Reunião Especializada de Agricultura Familiar (REAF) do Mercosul, realizada no início do mês em Montevidéu, no Uruguai, na sede do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

O evento reuniu líderes de diversos países do Mercosul, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de fortalecimento da agricultura familiar com foco em mudanças climáticas, tecnologia e agroecologia.

O evento marcou a continuidade dos compromissos da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (DNUAF) 2019-2028, com uma análise dos primeiros cinco anos do plano e caminhos para os países que ainda precisam consolidar suas estratégias nacionais. Foram discutidas políticas públicas que compõem a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, visando ampliar a segurança alimentar e as condições de vida dos trabalhadores rurais.

Leia também: Sistema de irrigação automatizado desenvolvido por alunos do SENAI beneficia agricultura familia

No tema das mudanças climáticas, foram debatidos caminhos para ampliar a visibilidade da agricultura familiar, bem como reforço nos recursos para promover sua resiliência. A inovação tecnológica também esteve presente nos diálogos, com ênfase no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para facilitar o acesso dos agricultores familiares a tecnologias de produção, comercialização e assistência técnica virtual, impulsionando a organização em rede, a autonomia produtiva e econômica do setor.

a0ef35a5 93a4 4f24 b303 bc65724b
Foto: Reprodução

Integrando a delegação do MDA, o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Ziger, reforçou o papel do Brasil na busca de soluções inovadoras para a agricultura familiar e a importância da cooperação para enfrentar os desafios climáticos. “A REAF cumpriu seus objetivos, trazendo para o centro do debate temas fundamentais como mudanças climáticas e inovação tecnológica, dialogando diretamente com o fortalecimento da agricultura familiar. A participação ativa dos movimentos sociais na agenda também foi decisiva. Eles desempenham um papel protagonista, trazendo as demandas do campo e ajudando a construir políticas mais justas e sustentáveis”, relatou o secretário.

Vanderley Ziger destacou ainda, entre os temas levantados na Reunião, a urgência de avanços no acesso às TICs, que possibilitam maior alcance da assistência técnica e das ferramentas de comercialização e o papel essencial da produção sustentável na resiliência às mudanças climáticas. “Ao adotar métodos de baixo impacto ambiental e práticas sustentáveis, a agricultura familiar não apenas alimenta milhões de pessoas, mas também contribui ativamente para a mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas”, acrescentou.

Leia também: Máquinas chinesas para a agricultura familiar no Brasil são ‘reparação histórica’.

Instagram: CenarioMT