Você sabe quais são tipos de plantas rasteiras?
Elas estão por todos os lados: nos canteiros das ruas, nos jardins e nos muros das casas. Engana-se quem pensa que elas servem somente para ornamentar. Ainda que haja diferentes tipos de plantas rasteiras, elas possuem funções comuns.
O que são plantas rasteiras?
Tal como o nome sugere, as plantas rasteiras referem-se às espécies que crescem de modo a cobrir a superfície. No solo ou na parede, elas se adaptam facilmente às mudanças climáticas. No entanto, costumam precisar de bastante espaço para se desenvolver. Vantagens das plantas rasteiras Antes de mencionar os principais tipos de plantas rasteiras, vale destacar algumas vantagens que esse tipo de vegetação oferece.
Em primeiro lugar, elas são fáceis de cultivar e exigem poucos cuidados. Isso porque, como o cultivo é feito diretamente no solo, em vez de vasos, elas costumam receber água da chuva e se adaptam sem dificuldades às mudanças climáticas. A seguir, confira mais algumas vantagens que as plantas rasteiras para jardim oferecem: como há diferentes tipos de plantas rasteiras com flores, é possível criar um jardim colorido, cheio de tonalidades e texturas distintas; é possível cultivar as plantas rasteiras em qualquer tipo de superfície, desde solos irregulares até muros, paredes e degraus.
Além de ornamentar o jardim, as plantas rasteiras são capazes de deter a erosão do solo; quando as folhas das plantas rasteiras caem, se convertem em resíduos orgânicos. Portanto, não existe a preocupação em relação à adubação periódica do solo; as plantas rasteiras podem ser utilizadas como um meio natural para conter as ervas daninhas, pois inibem o crescimento.
Principais tipos de plantas rasteiras Agora que você já sabe o que são plantas rasteiras, as características mais marcantes e as vantagens em cultivá-las, confira uma relação com os principais tipos de espécies. Suculentas As suculentas rasteiras são populares no Brasil. Elas se caracterizam por terem folhas carnosas e com textura aveludada, cobertas com pequenos espinhos que parecem pelos. Como armazenam água nas folhas, requerem pouca irrigação.
Costumam gostar de sol, portanto, são ótimas pedidas para jardins externos. Capuchinha Quer trazer cor para o seu jardim?
Então, considere plantar a capuchinha! Esse tipo de planta possui flores com tons vívidos de vermelho, laranja e amarelo. Além de ornamentar o jardim, é comestível. A maioria das plantas rasteiras são fáceis de cultivar e exigem poucos cuidados. Esses são alguns dos principais atributos da capuchinha, já que ela se desenvolve bem em diferentes tipos de solo e é resistente tanto à forte incidência de luz solar quanto à meia-sombra.
Colar-de-pérolas Está em busca de uma planta rasteira diferente?
Então, considere o colar-de-pérolas! Ele é um tipo de suculenta que, em vez das folhas carnosas, possui inúmeras esferas, como grandes ervilhas. No entanto, o colar-de-pérolas requer um pouco mais de cuidado. Isso porque, embora seja um tipo de suculenta, não gosta muito de receber luz solar direta e precisa ser regado com mais frequência, a cada dez dias.
Leia também: Quais são os insetos mais comuns nas plantas?