Produtores rurais de Lucas do Rio Verde devem declarar estoque de animais até 10 de dezembro

Veterinária do INDEA alerta para a importância do controle do rebanho e cumprimento das exigências

Fonte: CenarioMT

suínos
Apesar do rebanho bovino não ser tão expressivo, Lucas do Rio Verde tem boa produção de suínos e aves- Foto por: Divulgação

A declaração de estoque de animais em Lucas do Rio Verde deve ser feita pelos produtores rurais entre 1º de novembro e 10 de dezembro, conforme explicou Andréa Lodi, médica veterinária do INDEA. Durante esse período, os pecuaristas precisam contabilizar todas as espécies em suas propriedades, incluindo bovinos, suínos, aves, equídeos e galinhas, e apresentar esses dados ao órgão.

A medida é essencial para o controle do rebanho e está ligada ao processo de retirada da vacinação contra febre aftosa. “Precisamos garantir o controle do nosso rebanho, tanto em quantidade quanto em idade e sexo”, afirmou Lodi. Ela destacou que a declaração é obrigatória e deve ser feita sem adiamentos, sob pena de multa que pode chegar a seis mil reais.

Além disso, a veterinária lembrou que os produtores devem aproveitar para registrar suas marcas – uma exigência que deve ser cumprida até janeiro. A declaração também é uma oportunidade para aplicar vacinas preventivas de raiva e brucelose em fêmeas de 3 a 8 meses.

O cumprimento dessas medidas reforça a responsabilidade dos produtores com a sanidade animal e a preparação para o avanço nas normativas de saúde pública e controle pecuário.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.