Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção da Mpox em Mato Grosso e confirma novos casos da doença

Fonte: CENÁRIOMT

Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção da Mpox em Mato Grosso e confirma novos casos da doença
Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção da Mpox em Mato Grosso e confirma novos casos da doença

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) está orientando a população a intensificar os cuidados para prevenir a Mpox, conhecida como “varíola dos macacos”. A doença é causada pelo vírus Monkeypox, que provoca lesões na pele, inicialmente no rosto, com possibilidade de se espalharem para o restante do corpo, incluindo áreas genitais. O alerta se intensifica após a confirmação de dois novos casos em Cuiabá, registrados em outubro.

Para evitar a transmissão da Mpox, a SES recomenda evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que apresentem lesões de pele, além de manter a higiene das mãos com água, sabão e álcool 70%. Também é importante evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas de cama, toalhas e utensílios.

Outro cuidado recomendado é o uso de máscara para prevenir a transmissão por gotículas de saliva, especialmente entre casos confirmados e pessoas que tenham tido contato com infectados.

A Mpox é transmitida principalmente por contato direto com lesões cutâneas ou secreções respiratórias de pessoas infectadas e pelo compartilhamento de objetos contaminados. Além das lesões na pele, outros sintomas comuns são inchaço nos gânglios (linfadenopatia), febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.

Caso alguém apresente esses sintomas, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um Pronto Atendimento para avaliação.

Casos registrados de Mpox em Mato Grosso

É importante evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas de cama, toalhas e utensílios.
É importante evitar compartilhar objetos pessoais, como roupas de cama, toalhas e utensílios.

Desde o início do monitoramento em 2022, Mato Grosso registrou 132 casos de Mpox, com um óbito. Este ano, já foram confirmados seis casos, sendo dois deles em Cuiabá no mês de outubro. Os pacientes, ambos homens, apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça e erupções cutâneas, mas não precisaram de hospitalização. As amostras foram coletadas no dia 11 de outubro e confirmadas no dia 13 pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs-MT) e foram atualizados em 31 de outubro.

A SES reforça a importância das medidas de prevenção para conter a disseminação da Mpox no estado, visando à proteção da saúde pública e à contenção de novos casos.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!