O sistema de monitoramento da Energisa Mato Grosso captou mais de 3,2 milhões de descargas atmosféricas entre janeiro e setembro deste ano. Segundo a meteorologista e consultora da concessionária, Ana Paula Paes, o número deve aumentar até o fim do ano, com a previsão de tempestades em diversas regiões do estado.
“Nos próximos dias, a previsão é de tempo nublado e com condições para chuvas fortes, especialmente nas regiões de Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h,” explica Paes.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCAS) é a principal responsável pelo tempo instável na região, intensificando a incidência de raios. A meteorologista destaca que esta quinta-feira (31) terá mais chuva em Barra do Garças, Sinop e Tangará da Serra, enquanto na sexta-feira (01), os ventos devem se intensificar na região metropolitana, além de Tangará e Rondonópolis.
A Energisa Mato Grosso está em alerta e mantém equipes de prontidão para atender possíveis emergências. A concessionária também reforça orientações de segurança para evitar acidentes com eletricidade durante tempestades.
“Essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes, que podem causar quedas de árvores e rompimentos de cabos de energia, afetando o fornecimento de energia,” explica Heitor Galdino, coordenador de saúde e segurança da Energisa.
Para evitar acidentes, a Energisa recomenda que, ao se aproximar um temporal, as pessoas busquem abrigo em locais fechados.
Cuidados dentro de casa:
- Evite usar celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Não use chuveiro ou torneira elétrica;
- Não faça reparos em instalações elétricas durante a chuva;
- Permaneça dentro de casa enquanto chove.
Cuidados fora de casa:
- Não encoste em objetos metálicos, postes, cercas de arame ou linhas elétricas;
- Evite tocar em aparelhos elétricos com mãos ou pés molhados;
- Não carregue celulares ou outros dispositivos em locais úmidos;
- Nunca tente religar a energia por conta própria;
- Evite áreas abertas, como campos, piscinas e lagos, bem como árvores isoladas e locais elevados.
A empresa alerta que essas atitudes simples podem ajudar a garantir a segurança da população em dias de fortes chuvas e tempestades.