A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta quinta-feira (31.10), a Operação Rota do Sertão, focada em desarticular um grupo criminoso que transportava drogas e madeira ilegal para o Nordeste e Sudeste do Brasil. Além do tráfico, a organização atuava em lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais, utilizando Sinop como base logística para esses envios.
Durante as investigações, agentes da FICCO-MT apreenderam 800 quilos de cloridrato de cocaína em Picos (PI). A droga, vinda da Bolívia, passou por Sinop antes de seguir para o Ceará, onde estava escondida em meio a cargas de milho, uma prática para evitar a interceptação dos carregamentos na estrada. O grupo também transportava madeira sem documentação ambiental para o Sudeste, caracterizando crime ambiental.
As medidas judiciais foram deferidas pela 5ª Vara Criminal de Sinop e incluem o cumprimento de dois mandados de prisão temporária, seis mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 22 carretas e quatro veículos de passeio, avaliados em cerca de R$10 milhões. As ações acontecem em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah.
Outro crime identificado nas investigações foi o uso de caminhões clonados para transportar produtos ilícitos. Em junho, as equipes localizaram, em Sorriso, um veículo roubado sendo desmontado em uma oficina; as peças seriam usadas em outro caminhão do grupo, e o responsável pela oficina foi preso em flagrante.
Para ocultar o lucro ilícito, a organização criava empresas de fachada registradas em nome de “laranjas”, com frota de 22 caminhões registrada em endereços suspeitos. As empresas permitiam dissimular o fluxo de dinheiro e os bens adquiridos pelo grupo.
A operação é uma ação conjunta da FICCO/MT, integrada por diversas forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. A operação conta ainda com apoio das delegacias da Polícia Civil e Militar nas cidades envolvidas, visando combater o crime organizado em Mato Grosso.