Placas de alerta sobre obrigatoriedade de coleiras em cães são instaladas em pontos turísticos de Lucas do Rio Verde

Placas informativas foram instaladas no Ernani Jose Machado e Harry Muller

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

(Foto: Ascom Prefeitura/Luciano Lupo)
(Foto: Ascom Prefeitura/Luciano Lupo)

Com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de frequentar espaços públicos com animais devidamente presos a coleira e o recolhimento da sujeira do pet, foram instaladas placas em dois lagos da cidade. A parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Sicredi Ouro Verde MT garantiu que as cinco primeiras placas fossem instaladas na última semana.

Das cinco placas, três foram fixadas no Lago Ernani Jose Machado e outras duas no Lago Harry Muller, conforme explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
O objetivo das placas é fazer com que as pessoas se sensibilizem, se conscientizem da importância de fazer o passeio com o seu pet de uma forma segura. E essa forma segura, conforme uma previsão legal, é através do animal preso na coleira”, acrescentou Felipe.

A necessidade de uso da coleira é evitar qualquer tipo de acidente, seja ele em caso do animal ser bravo, ou evitar acidentes como o pet ir para a rua e se perder ou, ainda, provocar algum acidente de trânsito.

Outra orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é que o tutor leve sempre uma sacola para recolher as fezes do animal, evitando que outras pessoas pisem ou tenham algum tipo de transtorno.

As placas no formato de osso foram fixadas em pontos estratégicos, pensando em evitar a poluição visual do local. “É uma demanda da população, a gente já tinha vários pedidos com relação a isso, e agora conseguimos uma parceria e efetuamos esse trabalho”, finalizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme a Lei Complementar nº 245 de abril de 2023, que trata da reestruturação do Código de Vigilância Sanitária, o artigo 222 determina que é proibido nas vias e logradouros públicos permanecer com cães sem portar coleira do tipo “enforcadeira” e focinheira, em locais onde haja trânsito ou frequência de pessoas.

A intenção é expandir a ideia para outros pontos da cidade, como praças e espaços públicos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.