Surpresa! O que fazer se encontrar uma cobra na sua sala?

Fonte: CENÁRIOMT

Surpresa! O que fazer se encontrar uma cobra na sua sala?
Surpresa! O que fazer se encontrar uma cobra na sua sala?

Você sabe o que fazer se encontrar uma cobra dentro da sua casa? Para responder tal questionamento, o CenárioMT traz mais um caso em que uma jibóia foi resgatada por equipes da Gerência de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em um condomínio na área urbana da capital mato-grossense.

O réptil, que é comum na região, foi solto em segurança em uma área de mata, longe do contato com humanos.

Isso também pode te interessar: Jiboia na escola? Cobra invade quintal de escola em Mato Grosso

Segundo o gerente de Fauna Silvestre, Waldo Troy, o período chuvoso favorece o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas. “A busca por alimento e abrigo, somado ao crescimento das cidades, faz com que esses animais migrem para áreas habitadas”, explica.

O que fazer em caso de encontrar uma cobra?

Jiboia na escola? Cobra invade quintal de escola em Mato Grosso
Cobra invade quintal de escola em Mato Grosso

Diante de um encontro com um animal silvestre, a orientação é manter a calma e evitar qualquer tipo de contato.

“Não tente capturar o animal, pois você pode se machucar ou ferir o animal”, alerta Waldo. A recomendação é entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo resgate, como a Polícia Ambiental e os Bombeiros.

A presença de corredores ecológicos, como as Áreas de Preservação Permanente (APPs), facilita a migração dos animais entre áreas naturais e urbanas. “Essas áreas são essenciais para a manutenção da biodiversidade e para garantir a qualidade de vida da população”, afirma Waldo.

É importante ressaltar que a convivência entre humanos e animais silvestres é possível, desde que haja respeito e cuidado com o meio ambiente. “Ao preservarmos os habitats naturais e evitarmos a caça e o tráfico de animais, podemos garantir a coexistência harmoniosa entre todas as espécies”, conclui o biólogo.

Espécies Resgatadas

Entre as espécies que foram resgatadas em ambientes urbanos este ano estão:

Tamanduá resgatado
Tamanduá resgatado

Mamíferos: Tamanduá-bandeira, Tamanduá-mirim, Gambá-de-orelha-branca, cutia, Anta e Onça-parda.

Aves: Carão, Seriema, Ema, gaviões (carijós e quiriquiri).

Répteis: Serpentes não peçonhentas, como sucuri e jiboia são comumente resgatadas, além de algumas ocorrências com serpentes peçonhentas, como jararaca.

16 73

A Sema orienta que ao encontrar um animal silvestre, que necessite de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto a saúde do animal como do cidadão.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!