Nesta segunda-feira (28), é celebrado o Dia de São Judas Tadeu, conhecido como santo das causas perdidas ou impossíveis, São Judas Tadeu é celebrado por fiéis, 28 de outubro. A existência histórica do apóstolo é defendida com maior facilidade em comparação a outros santos. Ele foi um dos apóstolos e sua história está intrinsecamente ligada à de Cristo.
Desde os primeiros tempos, São Judas Tadeu é invocado como patrono nas grandes necessidades, porém, por causa da inominável traição de Judas Iscariotes, o nome de Judas caiu em tal desprezo e tornou-se tão odioso e difamado que o santo apóstolo ficou quase esquecido.
Por isso quis nosso Senhor reabilitar o bom nome desse apóstolo e, Ele mesmo, em aparição à Santa Brígida, aconselhou-a que invocasse com grande confiança São Judas Tadeu (o amável, o amoroso), prometendo socorrer a todos que, com firme confiança, recorressem a esse grande santo nos casos mais impossíveis e desesperados.
Um doutor da Igreja diz: “Entre os devotos de São Judas Tadeu, poucos são aqueles que, nas doenças, nas tentações, no desespero, no medo e na aflição, na calúnia e na maledicência, na pobreza e, mesmo onde toda a esperança parece vã, tendo implorado com fervor a intercessão de São Judas Tadeu, não tenham encontrado auxílio e alívio para os seus males”.
Ele foi um dos apóstolos e sua história está intrinsecamente ligada à de Cristo. É importante destacar que, apesar da semelhança de nome, ele não deve ser confundido com Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Uma confusão que, segundo alguns, fez com que ele sofresse muito preconceito.
São Judas Tadeu nasceu na atual Palestina e foi um dos doze discípulos de Jesus Cristo, sendo também considerado o seu primo.
Após a morte e ressurreição de Cristo, São Judas Tadeu se encarregou de pregar o Evangelho na Judeia, Samaria, Mesopotâmia e na Pérsia, onde foi martirizado e condenado à morte com pauladas e machadadas por fiéis pagãos da deusa Diana. A data da sua celebração é uma homenagem ao dia de sua morte, em 28 de outubro de 70 d.C.