A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25) a Operação Annotata, em Cuiabá, com o objetivo de combater um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral em Mato Grosso. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Várzea Grande, expedidos pela 20ª Zona Eleitoral.
As investigações apontam que um ex-candidato a vereador recrutou eleitores de outras cidades e utilizou comprovantes de residência falsificados para transferir ilegalmente seus domicílios eleitorais para Santo Antônio do Leverger. A operação busca desmantelar essa prática criminosa que interfere na legitimidade do pleito eleitoral.
Os envolvidos poderão responder por crimes como alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa, com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.
O nome da operação, Annotata, termo em latim que significa “vigilância”, reflete o compromisso da Polícia Federal com a proteção do Estado Democrático de Direito e a lisura das eleições no país.