A mandioca é um legume delicioso e que está muito presente na dieta dos brasileiros. Para quem pensa em começar a cultivar o próprio alimento, mesmo na varanda do apartamento, saber como plantar mandioca pode ser um ótimo primeiro passo.
Como plantar mandioca de maneira consciente
Embora o cultivo de mandioca seja muito simples, é necessário estudar sobre a raiz para não trazer prejuízos para a saúde. Em primeiro lugar, você precisa conhecer os vários nomes que ela tem. Dependendo da região do país, ela pode se chamar aipim, macaxeira, maniva, manaíba, carimã, uapi ou castelinha. Mais que conhecer os nomes, é imprescindível entender que existem dois tipos desse legume: a mandioca-brava e a mandioca-mansa. Saber a diferença entre eles pode salvar vidas. Então, atenção às informações de cada classificação: mandioca-brava: por conter maior concentração de ácido cianídrico, pode causar intoxicação alimentar se for consumida in natura. Por isso, é mais utilizada na indústria, para a fabricação de amido, farinha e fécula; mandioca-mansa: também chamada de mandioca-doce ou mandioca-de-mesa, pode ser consumida sem processamento, presente nas feiras e nos mercados.
Agora, como distinguir os dois tipos e ter a certeza de consumir a mandioca-mansa?
Infelizmente, a distinção é praticamente impossível. A saída é ter a certeza da origem da planta ou enviá-la para análise para saber o nível de toxicidade da raiz. Dicas de como plantar mandioca em vaso Agora que você já está munido de algumas informações iniciais importantes sobre a planta, chegou a hora de conhecer o passo a passo de como plantar mandioca e colocar a mão na massa.
Saiba que a horta em vasos é uma mão na roda para quem tem pouco espaço e quer começar a plantar os próprios alimentos. Como dissemos, além de ser uma ótima fonte de energia, a mandioca é uma raiz sem muitas exigências. Ela pode ser plantada em vários locais, entre eles, os vasos posicionados no quintal, na varanda do apartamento ou em um cantinho iluminado do quarto. Preparando o solo Escolha um solo profundo e arenoso, em um local que tenha bom escoamento da água e receba a luz do sol. O solo precisa ser arado para desfazer os bolinhos de terra.
O ideal é fazer a primeira aração dois meses antes do plantio, e a segunda, no plantio. Para você cuidar dos nutrientes do solo, vamos te ensinar como plantar mandioca com adubo. Alguns componentes precisam estar na terra para a planta se desenvolver forte e bonita.
Confira quais são abaixo: calcário: rico em cálcio e magnésio, dois nutrientes necessários para o desenvolvimento da mandioca; nitrogênio: responsável pelo crescimento das plantas, já que participa ativamente do processo de fotossíntese; fósforo: atua em diversos processos essenciais para a saúde das plantas, como a respiração celular; potássio: sal mineral que promove a absorção de água e nutrientes, entre outras funções fundamentais.
Plantio
Apesar de poder ser cultivada em diversos momentos do ano, talvez, a melhor época de plantar mandioca seja a estação com mais chuvas. Para começar, faça covas de 25 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade. Plante o caule com 2,5 cm de comprimento. Se você plantar mandioca em pé, terá um rendimento maior, porém a colheita será mais trabalhosa. Já se você plantar na horizontal, as raízes ficarão mais superficiais, facilitando a retirada. Para ser plantado, o caule deve ser retirado da haste quando estiver com mais ou menos dez meses de vida.
Cultivo
Uma dica é sempre retirar as plantas de outras espécies que nascem ao redor. Assim, os nutrientes do solo não são compartilhados. Não deixe de regar! Embora o alimento resista à seca, não existe vida que suporte muito tempo sem água, não é mesmo? As pragas precisam ser controladas para não afetar a produção. As mais comuns são: mandarová, ácaros, percevejos de renda, mosca-branca, brocas do caule, formigas e cupins. O controle biológico e o uso de defensivos são alternativas para evitar que as pragas prejudiquem a raiz.
Colheita
Se você quer aprender como plantar mandioca em casa, lembre-se de que não pode ser uma pessoa ansiosa! Embora já consiga colher com oito meses, é interessante verificar se a raiz possui mais de três centímetros de diâmetro. O ideal é fazer a colheita dois ou três anos após o plantio. Embora, o período certo possa variar, dependendo de interferências externas, como a região, a variedade da raiz e as condições do cultivo, mesmo que demore um pouco, a sensação de comer um alimento que você mesmo plantou é indescritível.