Hoje terça feira (22), celebra o Dia do Paraquedista

Fonte: CenárioMT

Paraquedista CENARIO
Karla Neto

Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia do Paraquedista, saltam de aviões e usam paraquedas para pousar com segurança no chão. Esse é um dos três tipos de técnicas estratégicas de “entrada forçada” para entrar em um cenário de conflito; os outros dois são por terra e por água.

Os paraquedistas são as pessoas que usam os paraquedas, seja por motivos relacionados a serviços militares ou simplesmente por diversão, fazendo dos saltos um verdadeiro hobby.

Como o esporte é praticado ao ar livre e nas alturas, a natureza influencia diretamente, na prática. Quando o céu está claro, sem nuvens e sem chances de chuva, claramente o esporte poderá ser feito sem muitos problemas.
Por isso, é preciso tomar mais cuidado principalmente em estações do ano em que chuvas fortes, tempo nublado e grandes rajadas de vento são mais frequentes.

Quando foram feitos registros de acrobatas chineses que saltavam de uma altura considerável com um item semelhante a um guarda-chuva para amortecer a queda.
No século XV, Leonardo Da Vinci iniciou estudos baseados nos voos de pássaros e criou máquinas e outros equipamentos voadores. A partir daí, ele foi considerado o precursor como projetista do paraquedismo.

Esse esporte só foi patenteado anos depois, em 1783 por Sebastian Lenormand. Mas o primeiro paraquedista do mundo inteiro surgiu apenas em 22 de outubro de 1797, data essa marcada como o dia do paraquedista.

O processo do salto de paraquedas demora em torno de 15 a 20 minutos, levando em conta todo o trajeto da aeronave até a altura ideal para o salto, a queda livre e o tempo de pouso com o paraquedas já aberto.
Geralmente, a queda livre dura em média de 45 segundos a 1 minuto, chegando até em 200 km/h, o que vai depender do peso e tamanho tanto do instrutor quanto do passageiro.

O ser humano sempre esteve fissurado em conquistar os céus, tentando, já há muitos anos, dominar um método que o fizesse voar. Com os paraquedas, o homem viu a possibilidade de controlar e desviar parte dos bloqueios naturais e físicos que impediam a realização do seu sonho.