Nesta segunda-feira (21), é celebrado o Dia da Alimentação na Escola, a celebração da data reforça a importância da introdução de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida das crianças.
Ela auxilia no desempenho escolar, uma vez que com uma alimentação balanceada os alunos passam a dispor de energia para completar as atividades. Além disso, ela pode ser uma excelente aliada para combater a obesidade infantil.
A alimentação escolar é uma das formas mais eficazes de combater a fome e a desnutrição. Além de garantir que as crianças tenham acesso a alimentos saudáveis, a alimentação escolar também pode aumentar a frequência escolar e melhorar o desempenho acadêmico.
Tem um caráter não só educacional, pois mantém as crianças na escola bem nutridas, mas também tem um caráter agroecológico, porque faz com que os alimentos oferecidos pela alimentação escolar sejam oriundos da agricultura familiar.
O objetivo da data é mostrar como uma alimentação saudável, com alimentos naturais, como cereais, frutas, legumes, verduras e carnes magras, está ligada ao bom desempenho acadêmico dos alunos, pois a nutrição adequada é necessária para a formação e desenvolvimento do cérebro da criança. Além de evitar doenças como a obesidade infantil. Estão em análise no Senado vários projetos que abordam a alimentação na escola.
Os profissionais do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar trabalham constantemente a fim de oferecer um cardápio saudável e rico nutricionalmente para os alunos. O processo começa desde a compra e elaboração do cardápio pelos nutricionistas, a entrega dos produtos às escolas pela equipe do almoxarifado e por fim a elaboração dos pratos feito com amor e carinho pelas merendeiras.