Competitividade da carne suína aumenta em outubro devido à valorização das concorrentes, aponta Cepea

Fonte: CenarioMT

O tempo de gestação das porcas é de 112 dias, aproximadamente, dando depois à luz entre seis e doze crias, a que se chamam leitões, ou bácoros. Um porco livre pode viver cerca de 12 anos.

Levantamentos recentes do Cepea indicam que a competitividade da carne suína tem aumentado em relação às principais proteínas concorrentes no mercado, como a bovina e a de frango, durante esta parcial de outubro. Enquanto os preços da carne suína registram pequenas quedas, as carnes bovina e de frango apresentam valorização, com destaque para a carne bovina.

No atacado da Grande São Paulo, a carcaça especial suína está sendo comercializada a uma média de R$ 12,98/kg até o dia 15 de outubro, uma queda de 0,6% em comparação com o mês anterior. De acordo com os pesquisadores do Cepea, essa redução nos preços é resultado da menor liquidez interna da carne suína, observada entre o final de setembro e a primeira semana de outubro.

Apesar da pressão causada pela demanda interna mais fraca, a diminuição nos preços da carne suína em relação às concorrentes vem favorecendo sua competitividade, o que pode impulsionar as vendas no mercado doméstico nas próximas semanas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.